domingo, 11 de maio de 2014

Feliz dia das Mães!

Datas comemorativas são normalmente quando mais sentimos saudades. Hoje é dia das mães e queria muito poder estar junto com ela, dar um abraço forte e dizer quanto a amo.
Esse não é o primeiro dia das mães que passo longe, mas isso não significa que sinto menos saudades.

Minha mãe é uma das pessoas que eu mais admiro nesse mundo. Se acham que eu sou corajosa (viajar, ir pra África, etc), é porque não conhecem essa mulher. Não minto que minha coragem vem toda dela e que ela me inspira sempre e todo dia mais.
A infância não foi a mais fácil, sair de casa aos 13 anos, e ver a mãe a cada 6 meses é difícil - ainda mais quando não se tem telefone ou internet pra ligar quando estamos doente, tristes ou com muitas saudades. Estudar, trabalhar, ser forte e guerreira. Muito cedo, se muda para o outro lado do estado - e, a 26 anos atrás, isso era bem mais longe do que agora. Tudo por coragem, por vontade de ter uma vida melhor, por gostar do novo e de desafios, talvez. Ou será pelo "sangue cigano" que um dia um caroneiro com nome de personagem de novela mexicana disse que todos do Oeste de Santa Catarina possuem.
Acredito que quanto mais crescemos, mais nos damos conta o quão parecidos somos com nossos pais. Nos últimos dois anos, morei com meus pais novamente. Foi ótimo para me conhecer e me tornar, mais do que nunca, amiga da minha mãe. E vimos o quanto somos iguais - o temperamento, a ansiedade, o nervosismo, o fato de sempre querermos ser perfeitas, de sempre nos culpar por tudo que acontece ao nosso redor, de não admitirmos que podemos errar, que somos humanas, somos mulheres, e também que sempre exigimos muito de nós mesmas. Também o que acreditamos e buscamos para a vida.
Minha mãe me ensinou a sempre sonhar, e a nunca desistir de seus sonhos. Ela é alguém que se doa de corpo e alma em tudo que ela faz, não faz nada mal feito ou pela metade. Ela é uma pessoa que vai fazer de tudo pra te ajudar, te apoiar - mesmo que isso signifique deixar de cuidar dela mesma. 
Ela emana amor, carinho e afeto. 

Sra. Janete Inez Sturmer Saft, me orgulho muito de ser tua filha. Obrigada muito por tudo que já fez por mim, e que continua fazendo. Te amo muito. Um abraço gigante meu, de coração.


Um comentário: