segunda-feira, 3 de março de 2014

Como arrumar emprego na Irlanda?

Bom dia, bom dia!
Temos acomodação garantida por 2 meses agora - e o lugar é legal e tem um lindo cachorro: Brandon. Nos divertimos e matamos um pouco da saudade com ele. Ainda estamos dormindo na sala - mas está tudo tranquilo agora, depois da primeira noite bem mal dormida. Amanhã nos mudamos finalmente para o quarto.
Com a questão da acomodação semi resolvida, o visto se encaminhando para os finalmentes, vem a parte que dizem ser a mais difícil: arrumar emprego.
Eu e o Vinny estamos em situações bastante diferentes. Eu falo inglês e sou mulher, ele não fala e é homem. Provavelmente, será mais fácil para mim encontrar emprego que para ele, pelo menos é o que dizem.
Meu currículo está pronto desde o Brasil. Já enviei alguns e até já tive um dia de emprego, como fundraiser. Mas era pago apenas a comissão sobre as vendas, e eu não fui bem. Já tenho experiência fazendo isso, e no dia não estava bem - e não fui bem. Agora, volto a procurar algo.
Estou procurando qualquer tipo de emprego, para falar a verdade.
Como ainda não tenho emprego, não estou escrevendo para falar como conseguir, mas falar os planos de como procurar.
1) Fazer um CV e Cover Letter.
Vi dicas em um blog (Vida na Irlanda), e também em uma matéria do G1. Somando isso, peguei o modelo que eu tinha de currículo no Brasil. É bom levar na escola para os professores analisarem o teu inglês, e fazerem as correções necessárias. Ainda não fiz isso.
A Cover Letter é uma carta de apresentação, na qual você explica o porque está interessada no emprego, porque eles devem ler teu CV.
Dizem que é bom ter um currículo para cada emprego que procurar. Eu tenho algumas coisas que eu mudo, dependendo do emprego.

2) Procurar OnLine
Na internet existem vários sites de emprego. Alguns é necessário se cadastrar, outros apenas aplicar para a vaga. Outros ainda, te dão o e-mail ou a forma de contato da pessoa. Essa foi a única forma até agora que eu procurei, e sei que preciso fazer mais que isso. A maioria das pessoas procuram emprego assim, logo você terá muitos outros concorrentes.


Esses sites encontrei em vários blogs, sendo que alguns encontrei hoje, escrevendo para o blog. Na maioria dos sites, podemos escolher qual tipo de emprego queremos. Como estamos estudando, temos permissão para trabalhar apenas part-time.

Existem ainda Shoppings Centers e grandes centros que anunciam empregos no site, abaixo tem alguns shoppings centers:
Ainda na internet, achamos mais essas dicas, para quem fala pouco inglês: (retirado de movetodublin)

- Procurar no Google "open day jobs dublin", "open day employment dublin". O "open day" é um método habitual onde constam as empresas destinadas a localizar possíveis candidatos. A empresa marca um dia para mostrar aos candidatos os empregos/trabalhos disponíveis. Trata-se de um bom momento para te apresentares e conseguir uma oportunidade de trabalho/emprego.
- Procurar no Google "recruitment open day dublin" ou "recruitment event dublin". O “recruitment event” é similar ao “open day”, contudo aqui as empresas são todas do mesmo sector. Novamente volta a ser uma boa oportunidade para te apresentares e conseguires trabalho/emprego.
- EPIC programa gratuito destinado a assessorar e a treinar os emigrantes no sentido de os ajudar a melhorar o seu nível de inglês, para além de lhes ajudarem a preparar o curriculum e a carta de apresentação, bem como a realização de simulações de entrevistas de trabalho.

3) Indicação:
Indicação é a maneira mais fácil de conseguir emprego. Mas, para isso precisamos de contato. Todos que conhecemos precisam saber que estamos procurando emprego. Temos que começar a perguntar para as pessoas se elas sabem de alguma coisa de emprego, e como elas conseguiram os delas.
Tenho uma amiga no Brasil que falou para eu ir no Hostel onde ela trabalhava, vou lá hoje mesmo e ver se consigo alguma coisa

4) Distribuindo currículos:
Várias lojas anunciam que estão procurando gente pra trabalhar, na porta das lojas. Além disso, podemos deixar currículos onde achamos um bom lugar, onde teremos chances de achar alguma coisa. Nos sites, alguns pedem para levarmos os CV e Cover Letter no local, no facebook nas comunidades também tem algumas vagas que aparecem.

5) Agências de trabalho: Outra dica do movetodublin, procurar nas Agências de trabalho/emprego (Recruiters) onde te informarão dos diversos empregos que dispõem nesse momento.

Estou escrevendo aqui para reunir todas as dicas que sabemos, e ter um caminho pra onde seguir. Todas as coisas devem ser feitas, temos que ficar atentos as oportunidades!
Não podemos deixar de citar da onde tiramos.
Portal E-dublin
Vida na Irlanda (blog maravilhoso com várias dicas
Site Move To Dublin
Portal da Wice Intercâmbios.
Vale a pena acessar todos, pois tem várias dicas diferentes...

Agora, vamos no banco e vou entregar aquele currículo. Ainda, vamos passar no mercado e comprar tudo que está faltando (e algo para fazer o almoço!).
Até mais, e boa sorte para nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário